16/06/2012

Backstreet Boys


 Biografia

Eles são reconhecidos como o maior grupo pop da atualidade, dominando as paradas mundiais desde 1996.

Em apenas quatro anos, o Backstreet Boys (Nick Carter, Howie Dorough, Brian Littrell, A.J. McLean e Kevin Richardson) conquistou essa posição ganhando discos de ouro e platina em 45 países, com mais de 51 milhões de cópias vendidas em todo o planeta.

A história do Backstreet Boys começa em Orlando, no estado norte-americano da Flórida. Foi lá que os estudantes A.J. McLean, Howie Dorough e Nick Carter se conheceram ao participar de vários testes para atores. Os três se tornaram amigos e formaram um grupo vocal. O trio então decidiu se expandir, com a inclusão de Kevin Richardson e seu primo Brian. Em pouco tempo os cinco se tornaram uma das atrações mais quentes da Flórida e não demoraram para assinar contrato com uma gravadora.

O primeiro compacto saiu em 1995: "We've Got It Goin' On", uma canção pop urbana escrita pelo produtor Denniz PoP. A música logo passou a ser tocada nas rádios européias e, pouco depois, em todo o mundo. A mistura de rhythm and blues e pop do Backstreet Boys começava então a se solidificar no gosto do público. Na Europa, o BSB entrou em um mercado disputado por "bandas de rapazes", mas, ao contrário da maioria desses grupos, logo se viu que seus integrantes eram muito mais do que apenas um bando de rostinhos bonitos - eles podiam cantar. A maior prova eram os shows, em que as doces harmonias cantadas à capela, sem acompanhamento instrumental, levavam o público ao delírio. Enquanto isso, o segundo single, " I'll Never Break Your Heart", escavala as paradas.

O ano de 1996 começou muito bem para a banda, sendo eleita pelo público de um canal de TV da Alemanha como o melhor grupo internacional. O resultado foi reconfirmado quando "I'll Never Break Your Heart" ganhou um disco de ouro nesse país e chegou ao primeiro lugar na Áustria. Em fevereiro, o Backstreet Boys conseguiu sucesso semelhante no Canadá e passou a ter ingressos esgotados para todos os shows que fazia - em alguns casos, em apenas 20 minutos depois de serem colocados à venda. Hordas de fãs entusiasmadas passaram a acompanhar o grupo por onde quer que se apresentasse na Europa ou no Canadá. Se o BSB conseguiu isso com apenas dois compactos, imagine qual foi a reação quando saiu o primeiro CD (chamado apenas "Backstreet Boy")!

No meio de 1996, o grupo foi escalado como a principal atração de uma turnê que teve os ingressos de todos os 57 shows esgotados. Por volta de setembro, a "febre BSB" já havia se alastrado pela Ásia e Austrália. Antes do final do ano, o Backstreet Boys fez mais uma excursão pela Europa - incluindo nada menos do que 13 shows na Inglaterra.

Se 1996 foi o ano da conquista internacional, 1997 tornou-se o ano do sucesso em casa: eles partiram para dominar os Estados Unidos de ponta a ponta, lançando o single "Quit Playing Games", que rapidamente subiu ao número 2 da parada da Billboard. Em agosto, o segundo álbum do grupo, "Backstreet's Back", saiu nos Estados Unidos e não teve muito trabalho para repetir o sucesso que encontrava no resto do mundo.

No meio de 1998, o BSB fez a sua primeira grande turnê norte-americana: foram apresentações com ingressos totalmente vendidos de julho a setembro. Para promover o disco, o grupo filmou três videoclipes com grande orçamento. "Everybody", que atingiu o terceiro lugar nas paradas britãnicas, era uma paródia de clássicos de terror repleto de efeitos especiais, apresentando os integrantes como monstros de filmes antigos. O clipe de "As You Love Me" trazia os rapazes de uma maneira divertida, como as fãs nunca haviam visto antes. O terceiro single, "All I Have Got to Give", assim como os anteriores, foi um tremendo sucesso na MTV e nos demais canais musicais de todo o mundo.

Após o fim da turnê norte-americana, o BSB entrou em estúdio para gravar o disco seguinte, "Millennium". Em maio de 1999, o CD foi lançado e, de cara, já produziu o primeiro hit: "I Want It That Way". O álbum confirmou o status da banda como um dos maiores sucessos pop do planeta. O CD teve vendas superiores a 20 milhões de cópias em 43 países e foi premiado com disco de platina em 28 países.

No final de 2000, é lançado o álbum Black & Blue e eles fizeram uma tour promocional de 100 horas ao redor do mundo, passando pela Suécia, Japão, Austrália, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Black & Blue vendeu mais de 5 milhões de cópias na primeira semana e ganhou disco de platina em 30 países e certificação de ouro em 10 regiões do mundo.
Após uma pausa de 5 anos, eles lançaram o álbum "Never Gone". O álbum estreou em 3° lugar nos EUA e vendeu 2.1 milhões em todo o mundo. Foi número 1 no Japão, Alemanha, Índia, Chile, Brasil, Austrália e Coréia. Os BSB iniciaram a "Never Gone Tour" e mostraram que o grupo, mesmo um tempo separados estavam em forma.

No dia 26 de Junho de 2006, Kevin Richardson anunciou que ia deixar o grupo. Infelizmente, depois de 13 anos de banda, ele alegou que queria seguir novos rumos como constituir uma família. Os outros integrantes do grupo deixaram as portas abertas caso Kevin decida voltar à banda. Mesmo com a saída de Kevin, a banda está trabalhando em um novo projeto que deve ser lançado no segundo semestre de 2007.


Discografia
1997 - Backstreet´s Back
1999 - Millennium
2000 - Black & Blue
2001 - Greatest Hits: Chapter One
2005 - Never Gone
2007 - Unbreakable
2009 - This Is Us

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar o ke quiser Karalho!
So nao chingue os comentarios de outra pessoa!